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Margem de lucro no varejo: Saiba como aumentar.

Indubitavelmente, não é uma tarefa simples ser empreendedor. Além de todos os desafios que qualquer negócio precisa enfrentar, há muita […]

Margem de lucro no varejo: Saiba como aumentar.

Indubitavelmente, não é uma tarefa simples ser empreendedor. Além de todos os desafios que qualquer negócio precisa enfrentar, há muita burocracia para se lidar.

Abrir uma empresa e torná-la bem-sucedida é contornar uma série de questões e encontrar formas inteligentes e criativas de aumentar a margem de lucro no varejo.

Porém, como se faz um aumento de lucro no varejo? Como calcular esse elemento? Que ações devem ser realizadas para ampliar essa margem? 

São essas perguntas que serão respondidas no decorrer deste texto. Não deixe de conferir!

Aprenda a calcular a margem de lucro

Antes de querer encontrar meios de aumentar a margem de lucro no varejo, é fundamental que, obviamente, se aprenda como calcular isso. Afinal, como promover um aumento de lucro no varejo se não se sabe o quanto se quer e pode aumentar?

Simplificadamente falando, a margem de lucro abrange dois conceitos essenciais: a constituição do preço de venda e o tamanho do retorno esperado para o dinheiro que foi investido. Tendo esses dois itens em consideração (assim como tudo o que os compõem), pode-se então calcular a margem de lucro.

No entanto, antes de realizar o cálculo em si, leve em conta no preço de venda não só os custos variáveis, ou seja, aqueles que mudam de acordo com o volume de produção, mas também os fixos, que vão existir havendo produção ou não.

O cálculo da margem de lucro é efetuado baseando-se em uma fórmula bastante simples: deve-se dividir o lucro obtido pela receita total e multiplicar o resultado obtido a partir daí. Essa é a margem de lucro bruta.

A margem de lucro líquida leva em consideração não somente os custos para a execução dos serviços, mas também exige o abatimento de impostos sobre faturamento, tributação e encargos, aluguel, manutenção, telefone, água, luz, internet, despesas com pessoal.

Em outras palavras, o cálculo da margem de lucro líquida funciona assim: lucro líquido após impostos dividido pela receita total x 100.

Como aumentar a margem de lucro no varejo?

Antes de mais nada, para aumentar a margem de lucro no varejo, é crucial haver um planejamento bem cuidadoso e detalhado dos processos e do negócio como um todo.

Ademais, é de suma relevância que se preze pela realização de serviços de altíssimo nível. Isso não apenas traz mais realização para os profissionais que são colaboradores da empresa, mas sobretudo porque deixa os clientes mais satisfeitos e contentes, conquistando-os e fidelizando-os.

4 ações para expandir a margem de lucro

Listamos abaixo 4 ações que podem ajudá-lo a expandir a margem de lucro no varejo.

1. Fazer uma eficiente administração do estoque

Um dos erros mais terríveis que um gestor pode cometer é não administrar o seu estoque direito. Acumular mercadorias sem a devida movimentação gera perdas e, obviamente, prejuízos, pois se deixa de vender e o dinheiro investido é perdido.

Por outro lado, faltar mercadoria vai resultar em atrasos na entrega, o que pode impactar negativamente na imagem junto à clientela.

2. Investir em tecnologia

Outra maneira de aumentar a margem de lucro é com a implementação de um sistema de gestão para varejo. É inegável o quanto e como a automatização de um conjunto de atividades e processos podem agilizar o andamento das coisas, otimizando tempo e também recursos. Consequentemente, com isso, a margem de lucro também se eleva.

3. Cortar gastos

Uma das maneiras mais usuais e eficientes para aumentar a margem de lucro no varejo é cortar gastos. Assim sendo, procure identificar todos os gastos que são realizados e cortar aqueles que são desnecessários.

Além disso, no caso daqueles que não tem como cortar, pode-se estudar maneira de reduzi-los, negociando com fornecedores opções mais baratas, por exemplo.

4. Elabore uma estratégia de preços inteligente

Para realizar ofertas adequadas para a clientela e, ao mesmo tempo, expandir os lucros dos negócios, uma ideia interessante é adotar preços dinâmicos. Ou seja, comercializar mercadorias de acordo com a necessidade dos clientes de comprá-las naquele período.

Saindo à frente da concorrência

Para aumentar a margem de lucro no varejo e assim sair à frente da concorrência, deve-se prezar por uma gestão inteligente e eficiente, atendimento de qualidade e o uso de tecnologia. Esses três elementos melhoram e as práticas de gerenciamento das organizações, elevando os seus rendimentos e, consequentemente, o lucro.

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