fbpx

Como escolher um ERP para empresa?

Gerenciar e controlar os diferentes departamentos, atividades e negócios da empresa não é uma tarefa das mais fáceis. É um […]

Como escolher um ERP para empresa?

Gerenciar e controlar os diferentes departamentos, atividades e negócios da empresa não é uma tarefa das mais fáceis. É um fluxo muito grande e intenso de informações e ações que demandam tempo, mão de obra e recursos. Saber como escolher um ERP para auxiliar nesse processo pode fazer toda a diferença.

ERP é uma sigla para Enterprise Resource Planning, ou seja, significa, em português, Planejamento de Recursos Corporativos. Em outras palavras, um sistema ERP nada mais é do que um software de gestão que automatiza e integra todas as soluções digitais de gestão em um único programa.

Neste artigo, esclarecemos o por que a escolha do ERP deve ser estratégica, por onde começar para escolher um e também daremos dicas de como selecionar o ideal para o negócio.

A escolha do sistema ERP precisa ser estratégica

Sem sombra de dúvida, para saber como escolher um ERP corretamente é necessário ter em mente que essa escolha precisa ser estratégica.

Com tantas demandas internas para dar conta e a quantidade infindável de benefícios que um sistema de qualidade pode ter, selecionar uma plataforma que atenda às necessidades da companhia é algo complexo.

Nesse processo de seleção, você precisa enumerar uma série de critérios claros, objetivos e inteligentes, para que a escolha seja certeira, assim evitando problemas posteriores, gastos desnecessários e desperdício de tempo.

Como escolher um ERP: por onde exatamente começar?

Quando se deseja descobrir como escolher um ERP, uma dúvida bastante comum é saber por onde começar, ou seja, que informações devem ser levantadas e reunidas, a fim de que essa busca seja objetiva e acertada.

Há uma série de elementos e etapas que devem ser respeitados. Confira a seguir:

Tenha consciência dos requisitos desejáveis e necessários de software

Caso você já utilize qualquer sistema de controle e gestão, averigue aquilo que o sistema atual pode ou não fazer por você. Elabore uma lista dos recursos que são imprescindíveis, ou seja, que são obrigatórios e aqueles que seriam interessantes, mas não necessariamente fundamentais. Quanto mais específica for essa lista de requisitos, melhor.

Monte uma lista de possíveis fornecedores

Estipule quais são os fornecedores que são mais capazes de suprir as necessidades, critérios e orçamento disponível da sua empresa. É fundamental obter referências, a fim de saber dos desafios e potenciais problemas enfrentados e como eles foram resolvidos.

Compare preços e analise benefícios

Deve-se fazer uma cotação de preços junto aos fornecedores e fazer uma comparação, não somente analisando o preço em si, mas também os benefícios e serviços que são oferecidos conjuntamente com a plataforma, como suporte, treinamento, etc.

Dicas para escolher o ERP ideal

Agora, como já se sabe por onde começar para escolher um ERP, abaixo você confere algumas dicas de como escolher o ERP ideal para a sua companhia.

Maturidade e estabilidade do sistema

Parte do processo de como escolher ERP passa por prezar por um sistema que tenha maturidade e estabilidade sólidas o suficiente. Afinal, nada mais desgastante e custoso do que lidar com um sistema instável, que trava ou que dá problemas constantemente.

Definir as necessidades da empresa

Este é um dos passos mais importantes, se não o mais importante. É essencial que se saiba o que se deseja controlar e consultar na plataforma.

Verifique quais são processos que podem ser automatizados na sua empresa e que atividades do dia a dia podem ser aprimoradas com um software desse.

Observar as funcionalidades do sistema

Após ter identificado as necessidades da companhia, observe com apuro e atenção as funcionalidades que o sistema possui. Essas funcionalidades não precisam obrigatoriamente oferecer soluções rebuscadas. Na verdade, o mais importante é que o sistema tenha funções apropriadas para as necessidades da empresa.

Alinhando o software aos objetivos do negócio

Em resumo, saber como escolher ERP é considerar que o software precisa estar devidamente alinhado aos objetivos do negócio. A partir disso, fica mais fácil definir detalhes mais técnicos do programa.

Quer tomar a decisão certa na hora de selecionar o ERP ideal para sua empresa? Conheça as possibilidades de automação que a Glavo tem para te oferecer!

Cadastre-se em nossa Newsletter

Comentários

Deixe um comentário

Digital, Simples e Intuitivo.
A Glavo veio para facilitar.

Inovamos para simplificar a forma como você administra o seu negócio! Tecnologias integradas para automatizar processos e transformar resultados.