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A transformação digital já invadiu nossas vidas e é praticamente impossível escapar dela. No mundo atual, tudo gira em torno da tecnologia e o que podemos perceber cada vez mais são as mudanças significativas que elas proporcionam em nosso cotidiano. 

Um exemplo clássico é a forma como as pessoas passaram a consumir os produtos. Se até pouco tempo para comprar uma nova televisão, era necessário ir até uma loja, conversar com o vendedor que te apresentaria os modelos e diferenciais, agora o cliente chega no ponto de venda já decidido por qual modelo levar. Tudo isso graças à pesquisa já feita na internet. Isso se ele já não tiver comprado a nova TV online.

Esta é a transformação digital, que vem obrigando a todos — pessoas e empresas — a se adaptarem a esta nova forma de relação e comércio. E aqueles que não estiverem atentos às mudanças, podem ser engolidos pelo mercado. 

Para que isto não ocorra com você, confira este artigo com nossas dicas!

Use as ferramentas 

Um passo importante para ampliar as vendas de uma empresa no meio digital é conhecendo profundamente seus clientes. Saber seus medos, preferências e necessidades é fator decisivo no fechamento de um negócio e representa menor investimento para concretizar uma venda. 

Uma das melhores opções é utilizar um sistema de gestão ERP (Enterprise Resource Planning). Ela é uma ferramenta que tem a função de reunir num mesmo local as informações dos clientes. 

Desta forma, a empresa passa a conhecer as etapas pela qual o potencial cliente caminha por meio do funil de vendas, e oferece o conteúdo certo, no tempo certo. Assim ele será encaminhado naturalmente até o fundo do funil, efetivando o negócio.

Faça a leitura das métricas 

Conhecer as métricas em suas páginas nas redes sociais, definir o perfil de seu público e o que ele procura é fundamental para lhe entregar conteúdo. Com a análise destes dados, as empresas avançam em relação a sua concorrência, focando em ações que de fato deem resultado, otimizando seus investimentos.

Mas nem só de métricas, números, dados e planilhas vive uma empresa. Para analisar toda estes dados é fundamental o protagonismo humano, que com o auxílio da transformação digital pode entregar resultados melhores, seja na empresa, seja em seu lar. 

Cada vez mais as empresas, sejam de qual tamanho for, implementam mudanças e inovam em suas áreas. Por trás desta transformação, é fundamental pessoas capacitadas, antenadas com a necessidade de se atualizarem e entregarem aquilo que de fato é necessário para o empreendimento.

Embora a transformação digital, a inteligência artificial, o blockchain e o big data sejam o caminho destas mudanças, nada disso será possível se não houver também a mudança das pessoas. Algumas empresas ainda esquecem da importância do capital humano e do protagonismo que elas seguirão representando com a mudança dos negócios. 

A liderança de cada um

E essa liderança dentro das organizações não se limitam aos gestores. É fundamental que cada pessoa esteja ciente de seu papel no processo, liderando suas ações em cada etapa. Isso fica ainda mais claro com uma gestão mais horizontal, onde cada profissional precisa assumir seu protagonismo na empresa.

Pontos como autoliderança, identificação de propósitos e sintonia com a empresa, atuação colaborativa e fortalecimento das conexões são essenciais para o sucesso de empresas que veem na transformação digital um processo natural, mas imprescindível para o sucesso.

Se não se tiver profissionais comprometidos, de nada adiantará tecnologias inovadoras, estar 24 horas por dia conectado, coletar dezenas de milhares de bytes em dados, ter chatbots para responder instantaneamente aos clientes. Serão apenas máquinas procurando entender a percepção humana. 

A Transformação Digital está mudando nossa vida 

Em nossas vidas a transformação digital também vem trazendo uma série de mudanças. Basta ver o impacto que ela vem causando na sociedade e fica claro que esse é um caminho sem volta. 

Por exemplo, a forma como as pessoas trabalham vem mudando radicalmente por conta do avanço da transformação digital. O trabalho remoto — ou home office — vem ganhando espaço dentro das empresas e aos poucos os empresários estão observando que podem ter mais produtividade com seus colaboradores trabalhando desta forma, do que exigir que eles cumpram horário dentro da empresa. 

A popularidade de produtos digitais também não para de aumentar, e o resultado é o surgimento de vários novos nichos de mercado, que até pouco tempo atrás ninguém tinha ideia que poderia ser rentável. Prova disso é que as empresas de tecnologia, como Google, Apple, Amazon já estão entre as mais rentáveis do mundo, e a cada dia surgem novas, como Uber, Netflix, Spotify, e as fintechs como a Nubank, revolucionando o mercado.

Aplique no seu negócio

Agora que você entendeu o que é a transformação digital, e percebeu como é fundamental estar atento às mudanças, é hora de aplicar no seu negócio. Veja quais processos podem ser aperfeiçoados por meio da inovação, e se não há formas de você ser protagonista em determinadas áreas.

E como deixamos claro, por mais que a transformação digital vem mudando a forma como as pessoas se relacionam e consomem, uma equipe bem engajada ainda continua sendo o pilar principal de toda a organização.

Se gostou de nosso artigo sobre transformação digital, confira outros materiais que publicamos frequentemente em nosso blog, sempre com informações relevantes para o sucesso da sua empresa! Boa leitura!

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