fbpx

Rotatividade de Funcionários: Entenda como pode prejudicar sua equipe

A rotatividade de funcionários é um dos grandes vilões das empresas, que acabam tendo gastos extras na formação de colaboradores […]

Rotatividade de Funcionários: Entenda como pode prejudicar sua equipe

A rotatividade de funcionários é um dos grandes vilões das empresas, que acabam tendo gastos extras na formação de colaboradores e que não conseguem estabelecer um aperfeiçoamento do seu processo produtivo.

Também conhecido como turnover, a rotatividade de funcionários tem como principal motivador a disputa por profissionais entre as empresas. Por isso, reter talentos é um dos principais desafios dos empresários, que precisam encontrar mecanismos para que seus colaboradores sintam-se motivados a seguir suas carreiras profissionais em sua empresa.

Além dos gastos extras com treinamento que a rotatividade representa, ela prejudica suas equipes de trabalho, já que não há uma continuidade e maior afinidade entre as pessoas envolvidas, o que reduz sua capacidade produtiva, exigindo maior tempo para que uma equipe bem afinada seja formada.

Quer entender como reduzir a rotatividade nas empresas? Confira 6 dicas que preparamos para sobre o assunto. Boa leitura!

1. Melhore o processo seletivo

Uma forma de reduzir a rotatividade de funcionários é contratando pessoas que se identificam melhor com as vagas e funções a serem desempenhadas. Para isso, saber contratar os profissionais certos para cada área é essencial. 

Divulgue com maior gama de detalhes as vagas que sua empresa oferece, explicando os diferenciais que pode fazer a pessoa conquistar o posto. Além disso, o processo seletivo pode ser aperfeiçoado em etapas, como forma de encontrar a pessoa que tenha o perfil ideal para a vaga. Desta forma você acaba contratando o profissional melhor qualificado e que esteja mais alinhado com os objetivos do seu negócio.

2. Tenha metas claras

Estabelecer metas e objetivos para sua equipe é essencial, e elas devem ser claras e alcançáveis. Isso faz os funcionários buscarem tais metas e trabalharão de forma mais focada em torno dos resultados.

Com objetivos definidos, você também consegue mensurar melhor o que espera de seus funcionários. E lembre-se ainda que toda vez que uma meta for alcançada, reconhecer isso junto ao seu time. Isso é um grande fator motivacional e o faz ser reconhecido como um líder.

3. Crie um roteiro de aprendizagem

A rotatividade de funcionários ocorre principalmente no primeiro mês, quando eles acabam se sentindo perdidos no novo trabalho e não encontram o suporte necessário junto à empresa. Por isso, nos primeiros 30 dias de trabalho, crie um roteiro de aprendizagem, onde o novo colaborador terá uma imersão em  todas as áreas da empresa e serão treinados para executarem a função para a qual foram contratados.

Isso cria um ambiente mais amigável aos novos funcionários, que desenvolvem o sentimento de pertencimento junto à empresa, reduzindo significativamente as chances de rotatividade.

4. Tenha um plano de promoções

É essencial que seus funcionários trabalhem em prol do crescimento da empresa, mas para que eles sintam-se ainda mais motivados é importante também que eles trabalhem para o crescimento próprio. Por isso, crie um plano de promoções junto ao seu negócio, para que seus colaboradores saibam que poderão crescer profissionalmente.

Tal tática evita a rotatividade de funcionários, já que eles saberão que poderão evoluir junto à empresa e por isso não pensarão em sair tão facilmente.

5. Promova capacitações

Sabemos que os empresários são um pouco resistentes em capacitar suas equipes, sob medo de perderem eles e, com isso, perderem também o investimento que fizeram na formação de seus funcionários.

Saiba que este pensamento é bastante antiquado e, deixar de capacitá-los pode ser um dos motivadores para a rotatividade de funcionários na sua empresa. Por isso, sempre que possível invista no treinamento, palestras e formações de seus colaboradores. Eles se sentirão mais valorizados e entregarão maior dedicação ao sucesso do negócio.

6. Ouça o que eles têm a dizer

Realize ao menos duas vezes por mês uma reunião rápida com seus colaboradores, para apresentar as metas e objetivos da empresa. Neste momento, abra também um momento para ouvir o que eles têm a dizer. Isso permite sentir o que sua equipe pensa em relação à empresa e encontrar soluções mais rapidamente baseado na visão de mais pessoas.

Reduza a rotatividade de funcionários

Como você viu, reduzir a rotatividade de funcionários na sua empresa não é uma tarefa tão difícil, mas requer dedicação e comprometimento dos gestores. É preciso entender que seus colaboradores são mais que apenas peças de uma engrenagem, mas que desempenham papel fundamental para o sucesso do seu negócio.

Uma dica extra é, quando ocorrer de algum funcionário pedir o desligamento da empresa, ouvir seus motivos que o levaram a tomar tal decisão. Com base em tais informações você pode aperfeiçoar eventuais procedimentos e evitar que novas saídas ocorram.

Se gostou de nosso artigo sobre rotatividade de funcionários, confira nossas redes,  em nossos canais no Facebook, Instagram e LinkedIn estamos sempre publicando materiais com importantes informações para a melhoria contínua das empresas. 

Cadastre-se em nossa Newsletter

Comentários

Deixe um comentário

Digital, Simples e Intuitivo.
A Glavo veio para facilitar.

Inovamos para simplificar a forma como você administra o seu negócio! Tecnologias integradas para automatizar processos e transformar resultados.