fbpx
Gestão Financeira

2 Minutos

Qual a importância do controle de caixa para o varejo?

Possuir um controle de caixa para o varejo é extremamente importante, ele é o maior aliado no gestor da empresa. […]

Qual a importância do controle de caixa para o varejo?

Possuir um controle de caixa para o varejo é extremamente importante, ele é o maior aliado no gestor da empresa. Com o fluxo de caixa é possível saber quais foram os gastos primordiais para fazer o seu negócio girar, quanto dinheiro possui em caixa para cobrir qualquer tipo de despesas, quanto ainda vai entrar e ainda o que será gasto com o vencimento das contas.

Aqui foi apenas um pouco dos motivos que é tão importante ter um controle de caixa para o varejo, não é mesmo? Então para saber mais e tirar suas dúvidas, continue acompanhando esse post com a gente. 

Mas afinal, o que é o um controle de caixa para o varejo?

Bom, o fluxo/controle de caixa nada mais é que uma ferramenta financeira que auxilia organizar todas as entradas e saídas e dinheiro em qualquer negócio. Esse controle é algo totalmente básico e importante para manter em dia a saúde do seu varejo, pois se não existir esse acompanhamento, fica mais difícil verificar se há prejuízo ou lucro. 

Além disso, manter o controle de caixa para o varejo possibilita que as informações sejam mais específicas de acordo com período e por tipo de entrada e de saída, possibilitando saber para onde vai e de onde que vem todo o dinheiro da sua loja. 

Mas não bastando apenas isso, o controle de caixa vai muito além do controle de gastos de uma empresa. É com essas informações que você poderá definir as melhores estratégias para garantir o crescimento e a rentabilidade do seu varejo. 

As vantagens são várias, mas listamos algumas principais para o seu negócio, veja:

  • Definição da forma de utilização dos recursos financeiros;
  • Manutenção da solução;
  • Aumento da competitividade;
  • Identifica a necessidade de novas estratégias para o varejo;
  • Controle das despesas;
  • Gera maior saúde financeira;
  • Definição da alocação de recursos;
  • Negociação com fornecedores e credores, entre outros.

Entenda a diferença entre controle de caixa e fluxo de caixa

O  Controle de Caixa é uma ferramenta que tem como principal função registrar as entradas e saídas do dinheiro movimentado diariamente no caixa da empresa, gerando um histórico de transações e, evitando assim, o extravio de recursos por terceiros ou o uso indevido dos lucros obtidos.

Esse controle de caixa para o varejo é fundamental para verificar o dinheiro recebido durante o dia, ajudando você, proprietário da loja, que analise onde houve diferenças nos valores de serviços pagos por seus clientes e também pelo responsável da cobrança dos serviços feitos.  

Já o Fluxo de Caixa, nada mais é que uma ferramenta que gerencia todo o dinheiro sobre as entradas e saídas de recursos financeiros da sua empresa, ou seja, o dinheiro que você recebe e o que paga em seu negócio. 

Para garantir um bom controle de fluxo de caixa, é necessário possuir registros detalhados de ganhos e gastos, com disciplina e sem erros. Com um histórico diário, semanal ou mensal, onde já oferece instrumentos de verificação e análise para seus negócios.

Com estas informações detalhadas em mãos, você gestor do varejo, já pode tomar as devidas soluções quando a estratégia não rolou conforme o planejado. 

E como fazer o controle de caixa para o seu varejo?

Muitos empreendedores pensam que fazer o controle e o fluxo de caixa de maneira certa é muito difícil e que toma muito tempo, mas na verdade não.

Se você tirar pelo menos meia hora todos os dias será suficiente para você ter o fluxo de caixa e também o total controle da saúde financeira da sua empresa.

Mas para entender um pouco melhor como fazer o controle de caixa, separamos alguns pontos, confira:

  • Registre todas as suas movimentações financeiras;
  • Guarde todos os comprovantes de compra e venda da sua loja;
  • Tenha esses registros sempre organizados com data e que sejam de fácil acesso;
  • Atrele todas essas informações a sistemas para varejo de confiança.

Conheça um sistema para varejo eficiente e confiável 

Pensando em facilitar o dia a dia e melhorar ainda mais não só a produtividade do seu varejo, mas também aumentar os lucros, que criamos um sistema completo para a sua empresa. 

Mas afinal, você sabe o que é uma automação comercial? Então, nada mais é que um software ERP para varejo desenvolvido especialmente para centralizar as informações referente aos processos operacionais, administrativos e gerenciais da empresa que estão integrados na mesma plataforma.

Esse sistema de automação comercial ajuda o gestor a ter uma visão mais abrangente de toda a sua empresa, além de mensurar as vendas, controlar o estoque e reestruturar a formação de preços para facilitar o cotidiano no comércio.

Se ficou interessado em saber um pouco mais o que é e como esse sistema pode ajudar o seu negócio a crescer ainda mais, acesse nosso site. 

Cadastre-se em nossa Newsletter

Comentários

Deixe um comentário

Digital, Simples e Intuitivo.
A Glavo veio para facilitar.

Inovamos para simplificar a forma como você administra o seu negócio! Tecnologias integradas para automatizar processos e transformar resultados.